Cadastre-se

A Literatura como Metodologia de Aprendizado da Matemática


A leitura de livros literários matemáticos
contribui no aprendizado


A Matemática sempre fora considerada pelos estudantes uma ciência complicada e de difícil entendimento. Partindo dessa óptica, pessoas ligadas à educação matemática estão criando condições metodológicas no intuito de melhorar a relação professor x aluno x matemática. Diante de inúmeros recursos tecnológicos, a Matemática tornou-se aplicável e visivelmente utilizável em diversas situações, isso se tornou concreto para os estudantes do Ensino Fundamental e Médio.

Contradizendo o que muitos pensam, a Matemática não é somente números, regras, definições, propriedades e um amontoado de cálculos. Ela possui relações com a história, que através de livros literários narra os fatos e acontecimentos transcorridos ao longo da história. Os professores devem criar momentos de leitura sobre os eventos que marcaram o desenvolvimento e aperfeiçoamento dessa importante ciência.

Dentre os projetos literários embasados nessa modalidade de abordagem, citamos duas obras literárias:

O Homem que Calculava
Autor: Malba Tahan

2500 Anos de Matemática - A Evolução das Ideias
Autor: Georges Barthélemy


O Homem que Calculava é composto de inúmeras histórias de um grande calculista denominado Beremiz. A narrativa conta as peripécias de um gênio na solução de problemas ligados á Matemática. Dentre as principais histórias, temos:

A divisão dos 35 camelos;
O pagamento de 8 pães com 8 moedas.;
Os quatro quatros;
Números perfeitos;
A quadratura do círculo;
Os cálculos dos grãos de trigos das casas do tabuleiro de xadrez.

No livro 2500 Anos de Matemática – A Evolução das Ideias, o autor faz referência à história da Matemática desde a antiguidade até o século XX, abordando os grandes matemáticos, as invenções e as interações entre os povos, permitindo um melhor entendimento dos fatos que levaram ao desenvolvimento e aperfeiçoamento dos cálculos matemáticos.

Somente através da criação de novos caminhos para os ensinamentos matemáticos formalizaremos um ensino concreto e de qualidade. A utilização da literatura mostrará aos estudantes que a Matemática foi inventada e aprefeiçoada constantemente a partir da necessidade do homem de evoluir. Essa evolução contribuiu de forma decisiva para a modernização e informatização do mundo contemporâneo.

Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil
 

 

  • sábado | 11/05/2013 | cirlene vieira...

    ótimo texto gostei muito

Brasil Escola nas Redes Sociais