Cadastre-se

A Importância Mundial da ONU


Símbolo da ONU

A Organização das Nações Unidas é uma instituição internacional composta atualmente por 192 países. Sua fundação ocorreu através da Conferência de São Francisco no dia 24 de outubro de 1945, logo após o término da Segunda Guerra Mundial. Entre seus principais objetivos estão: manter a paz e a segurança no mundo, fomentar relações cordiais entre as nações, promover o progresso social, melhores padrões de vida e direitos humanos.

É uma instituição formada por vários órgãos e por uma série de agências especializadas, entre elas estão: Organização Mundial da Saúde (OMC), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Banco Mundial (BM), Fundo Monetário Internacional (FMI). Além de programas como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Quando for trabalhar em sala de aula sobre organizações internacionais cite a ONU e pergunte para os alunos qual a função dessa instituição. A partir das respostas dadas direcione a aula para uma abordagem complexa da atuação da ONU em escala global.

Solicite uma pesquisa para os alunos abordando o processo de criação da Organização das Nações Unidas, aspecto histórico, sua atuação no cenário mundial, a função dos órgãos que a integram, principais documentos, ações realizadas para fomentar a paz mundial, atuação nos países emergentes, a participação do Brasil nessa instituição. Para que haja maior confiabilidade nas informações, exija que a pesquisa seja realizada através de livros e sites oficiais como, por exemplo, http://www.onu-brasil.org.br/.

Após a realização das pesquisas, promova um debate sobre o tema proposto expondo as informações obtidas e uma análise crítica sobre a atuação da Organização das Nações Unidas em âmbito mundial.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Artigos relacionados

  • quinta-feira | 24/04/2014 | dí&iacu...

    obg! serviu..

Brasil Escola nas Redes Sociais