Cadastre-se

A fragmentação da Iugoslávia


Mapa da extinta Iugoslávia

Professor, ao discutir a fragmentação do território iugoslavo, realize, primeiramente, uma abordagem histórica da formação desse país. Nesse sentido, é necessário elucidar que a Iugoslávia originou-se após a Primeira Guerra Mundial (1918), passando a se chamar Reino da Iugoslávia, em 1929. Apresente o mapa desse país, destacando as repúblicas que formavam essa nação socialista.

Esclareça que esse país era habitado por vários grupos étnicos (sérvios, croatas, eslovenos, albaneses, turcos, montenegrinos, entre outros), além de apresentar grande diversidade religiosa: católicos, cristãos ortodoxos e islâmicos. Todos esses aspectos geravam grandes divergências entre a população, que manteve uma relação de convivência pacífica em razão do carisma e da liderança do marechal Josip Broz Tito.

Após a contextualização histórica de formação do território da Iugoslávia, elucide sobre os motivos que provocaram a desintegração do país. Para isso, é preciso explicar que a população estava enfrentando graves problemas socioeconômicos: crises econômicas, desemprego, greves de trabalhadores, etc. Para agravar ainda mais a situação, em 1980, o grande líder Tito faleceu.

Esse cenário fortaleceu os movimentos separatistas das repúblicas da Iugoslávia e, em 1991, Eslovênia e Croácia foram as primeiras nações a declararem independência. Nesse momento, é de fundamental importância abordar os conflitos entre as diferentes nacionalidades e a guerra civil deflagrada durante o processo de autonomia das repúblicas da antiga Iugoslávia. Revele que, nesse mesmo ano, a Macedônia também conquistou a independência.

Esclareça que durante a tentativa de independência da Bósnia-Herzegovina, em 1992, a Europa foi palco do confronto mais violento desde o término da Segunda Guerra Mundial. A chamada “guerra da barbárie” envolveu tropas sérvias, forças armadas croatas e populações bósnias e mulçumanas, num conflito que arrasou o país. Destaque que essa guerra provocou a morte de mais de 200 mil pessoas, além de 2,5 milhões de refugiados.

Em seguida, discorra sobre o processo de independência de Kosovo e os ataques militares promovidos por Slobodan Milosevic aos albaneses habitantes dessa região. Por fim, aborde a extinção oficial da Iugoslávia, em 2003, quando surgiu um país denominado Sérvia e Montenegro, que, em 2006, foi separado em duas nações: os sérvios e os montenegrinos.

Após a abordagem do conteúdo, solicite a realização de um trabalho que enfatize os seguintes aspectos:

- Formação da Iugoslávia;
- Mapa da extinta Iugoslávia;
- Diversidade étnica;
- Repúblicas independentes que formavam a Iugoslávia;
- Conflitos durante o processo de independência.
 

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • domingo | 02/11/2014 | Guilherme dos ...

    cabei meu trabalho :v

Brasil Escola nas Redes Sociais