Cadastre-se

A Física do Chuveiro Elétrico

Utilizando o chuveiro elétrico como objeto de estudo para fixar conceitos como: intensidade da corrente elétrica, potência elétrica e resistência elétrica.

A Física do chuveiro elétrico
A Física do chuveiro elétrico

Para fixar conceitos como intensidade da corrente elétrica, potência elétrica e resistência elétrica, pode-se ministrar uma aula fazendo uma abordagem sobre um aparelho muito simples, o chuveiro elétrico.

Como se trata de um aparelho que todos conhecem e fazem uso, torna-se bastante interessante levantar questionamentos e em seguida responder dando ênfase à fixação dos conteúdos.

Sugestão de levantamentos:

1. O que é necessário para que um chuveiro funcione e esquente a água?

Ele necessita estar ligado e de uma resistência elétrica para esquentar a água.

Aqui, pode-se reforçar o conceito de corrente elétrica e de resistência elétrica.

2. Por que um chuveiro elétrico que tem em sua etiqueta uma indicação para funcionar em uma voltagem de 220V quando ligado numa tensão de 110V esquenta menos a água?

Um chuveiro que tem tensão nominal de 220V quando ligado numa de 110V não vai liberar toda a sua potência, dessa forma, a água será menos aquecida do que se fosse ligado em uma tensão de 220V.

Aborde o conceito de tensão elétrica e potência elétrica. É interessante, também, analisar a situação contrária, o que ocorre quando um chuveiro que tem tensão nominal de 110V é ligado em uma linha de voltagem de 220V?


Por Nathan Augusto
​Graduado em Física
 

Brasil Escola nas Redes Sociais