Cadastre-se

A Educação Ambiental na Sala de Aula

A Educação Ambiental é um processo que visa “formar uma população mundial consciente e preocupada com o ambiente e com os problemas que lhe dizem respeito, uma população que tenha os conhecimentos, as competências, o estado de espírito, as motivações e o sentido de participação e engajamento que lhe permita trabalhar individualmente e coletivamente para resolver os problemas atuais e impedir que se repitam”.

Conforme o Art. 10 da Política Nacional de Educação Ambiental, a Educação Ambiental será desenvolvida como uma prática educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades do ensino formal.


Aulas de Educação Ambiental

É uma vertente da educação voltada para a conscientização ambiental, proporcionando um processo de alfabetização ecológica. A Educação Ambiental pode ser abordada de diferentes formas na sala de aula. O professor deve utilizar metodologias criativas para obter a atenção e participação de todos os alunos, promovendo a conscientização ambiental.

Atividades práticas devem ser desenvolvidas, de forma que os alunos consigam conciliar teoria e prática. Um bom exemplo são as aulas de Educação Ambiental em zoológicos, parques, praças e até no próprio pátio da escola, onde as explicações, juntamente com o contato com os recursos naturais, são de extrema importância no processo de conscientização ambiental.

A coleta seletiva do lixo, a redução no desperdício de água, entre outras atitudes que contribuem com o meio ambiente, são ações que devem ser solicitadas, tanto no colégio como nas residências dos alunos, proporcionando que eles sejam agentes participativos do processo de ensino aprendizagem e, principalmente, visualizando o resultado e havendo uma mudança comportamental.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • terça-feira | 22/03/2011 | roosevelt s. f...

    O sucesso da Educação Ambiental na sala de aula está diretamente ligado à informações que, em muitas das vezes, não são conhecidas na sua totalidade. Ou seja, da realização de uma pesquisa prévia de avaliação da percepção ambiental dos estudantes, bem como das comunidades do entorno da escola. Só com este diagnóstico (quantificado da realidade dos grupos) é que pode estruturar Programas de EA de sucesso e, em especial, com reflexos na sociedade. Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental / NEPA roosevelt@ebrnet.com.br

  • segunda-feira | 14/02/2011 | eduardo rocha

    muito bom esse comentario temos que se consientizar e fazer de tudo para ajudar o meio ambiente que pede desde ja socorro.

Brasil Escola nas Redes Sociais