Cadastre-se

A colonização e a violência na África


Violência promovida pelos colonizadores europeus

O continente africano é o mais pobre economicamente do planeta, além de apresentar vários problemas de ordem social (conflitos étnicos, fome, doenças, etc.). Um dos principais motivos desse cenário foi o processo de colonização e independência dos países africanos, em que apenas os interesses das potências imperialistas foram levados em conta.

Ao abordar os problemas sociais da África é de fundamental importância esclarecer sobre as raízes históricas desse fenômeno, despertando o senso crítico dos alunos. Explique que a divisão territorial do continente teve como critério apenas os interesses dos colonizadores europeus, desprezando as diferenças étnicas e culturais da população local. Esse processo foi marcado por muita violência e intensa exploração das riquezas dos países africanos que, após conquistarem a independência, ficaram instáveis politicamente e economicamente, visto que os colonizadores simplesmente abandonaram a região em meio a diversos conflitos étnicos e separatistas.

Em seguida, solicite a leitura e análise do poema “Reza, Maria”, cuja autoria é de um escritor de Moçambique, denominado José Craveirinha.

Reza, Maria

“Suam no trabalho as curvadas bestas
e não são bestas
são homens, Maria!

Corre-se a pontapés os cães na fome dos ossos
e não são cães
são seres humanos, Maria!

Feras matam velhos, mulheres e crianças
e não são feras, são homens
e os velhos, as mulheres e as crianças
são os nossos pais
nossas irmãs e nossos filhos, Maria!

Crias morrem à míngua de pão
vermes na rua estendem a mão à caridade
e nem crias nem vermes são
mas aleijados meninos sem casa, Maria!

Do ódio e da guerra dos homens
das mães e das filhas violadas
das crianças mortas de anemia
e de todos que apodrecem nos calabouços
cresce no mundo o girassol da esperança.

Ah! Maria,
põe as mãos e reza.
Pelos homens todos
e negros de toda a parte
põe as mãos
e reza, Maria!”

Através da análise do poema é possível trabalhar a forma de exploração dos colonizadores, a violência imposta, os massacres à população local, o descaso das organizações internacionais com a África, a degradação do ser humano com tal situação, entre outros aspectos.

Destaque que Moçambique (país do escritor do referido poema) foi colônia portuguesa, e que a população nativa do Brasil (índios) também sofreu com a violência dos colonizadores. Outro elemento importante a ser destacado no poema se refere à Maria (mães de Jesus): o autor traça uma espécie de desabafo e pede para que Maria reze em proteção dos negros africanos. Por fim, proponha a realização de uma redação abordando as consequências da colonização na África e o poema analisado.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • segunda-feira | 24/03/2014 | Kenilson Santos

    Ótimo texto, só vai acrescentar mais ainda meus conhecimentos e ajudar na apresentação do meu trabalho.

Brasil Escola nas Redes Sociais