Cadastre-se

A América do Sul em números

O Continente Americano é dividido em três subcontinentes: América do Norte, América Central e América do Sul. O estudo desses subcontinentes é muito importante, visto que sua abordagem proporciona um conhecimento geopolítico e socioeconômico dos países integrantes de cada região da América.

Ao trabalhar a América do Sul em sala de aula, é essencial a utilização do mapa-múndi, pois os estudantes devem ter a noção exata da localização do território sul-americano. Professor, pergunte a quantidade de países desse subcontinente (12 nações) e, em seguida, solicite que os alunos indiquem o Brasil no mapa.

Proponha a formação de grupos (até 4 pessoas) e entregue um mapa da América do Sul (sem a identificação dos países) para cada equipe.


Mapa da América do Sul

Cada grupo deverá realizar uma abordagem social, cultural, geográfica e econômica das nações que integram esse subcontinente. Para isso, os estudantes têm que pesquisar os seguintes aspectos de cada país:

Extensão territorial:
População total:
Densidade demográfica:
Capital:
Idioma:
Religiões:
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH):
Produto Interno Bruto (PIB):
Bloco econômico:

A pesquisa deve ser entregue juntamente com o mapa da América do Sul pintado e com identificação de cada país. Para auxiliar na obtenção dos dados solicitados para a realização do trabalho, indique o site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - http://www.ibge.gov.br/paisesat/ - e o próprio Brasil Escola: http://www.brasilescola.com/geografia/paises.htm.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • quinta-feira | 08/03/2012 | gisela

    adora as dicas de geografia, tem algum curso para professor de geografia de metodologia de ensino para fundamental ll e médio, pois gostaria muito de fazer, para tornar minhas aulas mais interessantes e atrativas.Sou de SP- capital

Brasil Escola nas Redes Sociais