Whatsapp

África do Sul, o País-Sede da Copa de 2010

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Bandeira da África do Sul
Bandeira da África do Sul

Um dos maiores eventos esportivos ocorrerá em junho de 2010, a Copa do Mundo de Futebol. Pela primeira vez um país africano sediará a competição, a África do Sul.
Em virtude de o futebol ser o esporte predileto entre os estudantes, aproveite essa empolgação, como consequência do evento, para trabalhar aspectos geográficos, culturais, econômicos, políticos e sociais da África do Sul. Além de abordar sobre acontecimentos históricos durante as competições.

Inicie a aula explicando que a Copa do Mundo de Futebol é uma competição que ocorre a cada quatro anos, iniciando-se em 1930, no Uruguai, sendo vencida pelo país anfitrião. Após a primeira edição, o evento teve continuidade de quatro em quatro anos, no entanto, em 1939, foi desencadeada a Segunda Guerra Mundial, fato que provocou um intervalo de 12 anos na competição.
Aproveite esse momento para abordar aspectos relacionados ao conflito, destacando as consequências para os países envolvidos, especialmente os europeus, que tiveram sua economia extremamente prejudicada.

O torneio só retornou em 1950, no Brasil, no qual o país chegou à final e perdeu para o Uruguai. A competição seguiu sua realização normalmente (no intervalo de quatro em quatro anos), sempre havendo a alternância dos países-sedes. Porém, um país africano nunca sediou a competição, e, somente em 2010, esse fato será possível.

Nesse momento, utilize o mapa-múndi para destacar a África e solicite aos alunos que seja feita a localização da África do Sul. Dê continuidade à aula abordando os aspectos físicos, sociais, econômicos, políticos e culturais desse país.

Torna-se extremamente importante elucidar sobre o período do Apartheid, mostrando como o país está superando os mais de 40 anos de uma política racial. Outro elemento importante a ser destacado é com relação à identificação cultural da África do Sul com o Brasil, haja vista que o técnico da seleção sul-africana é o brasileiro, Carlos Alberto Parreira, o mesmo técnico campeão da Copa do Mundo de 1994, na qual o Brasil sagrou-se campeão.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Nelson Mandela segurando a taça do mundial
Nelson Mandela segurando a taça do mundial

Após uma abordagem sobre a África do Sul, solicite a realização de um trabalho em grupo (até quatro pessoas) enfatizando os aspectos geográficos, culturais, econômicos, políticos e sociais do país.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola