Cadastre-se

Primeiro Dia de Aula


O primeiro dia de aula é marcado por ansiedade, tanto para os pais quanto para a criança.

Após ter escolhido a escola e feito a matrícula chega o tão esperado dia, marcado por ansiedade e expectativa que permeiam a cabeça não só da criança, mas também dos pais.

Todo o processo de adaptação é construído gradualmente e depende da disposição da escola e da família quanto ao exercício dos seus papéis para que a criança encare com tranqüilidade um momento até então muito desconhecido. Os pais também passam por insegurança ao ver seus filhos pela primeira vez no papel de aluno, por isso participe do ano letivo desde o início, estabelecendo relacionamentos com todas as pessoas que envolvem a escola, com aquelas que cuidarão de seus filhos. Participe das reuniões propostas na primeira semana, a atuação conjunta com a escola é importante para que a criança sinta segurança.

Em relação aos temores da criança, procure ouvi-la, converse sobre os receios e medos, contando a ela como foi seu primeiro dia de aula. Outras dicas interessantes para esta etapa do crescimento dos filhos:

• Leve a criança com antecedência para conhecer o ambiente escolar;
• Incentive-a ir à escola e fale do assunto com entusiasmo;
• Não ofereça explicações muito longas, para não gerar desconfiança ou insegurança;
• Seja carinhoso, porém firme, não demonstrando dúvidas para a criança sobre como ela se sentirá;
• Evite comentar sobre o comportamento da criança quando ela estiver presente;
• Ao deixá-la na escola, despeça-se de forma natural, não saia escondido;
• Respeite a individualidade da criança, quanto ao tempo necessário para adaptação. Evite compará-la com outras crianças em relação a esse período.

Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola

Comportamento - Educador - Brasil Escola

Brasil Escola nas Redes Sociais