Cadastre-se

Os meios de comunicação e a criança


A televisão é a diversão preferida das crianças brasileiras.

Hoje a TV e o computador são aparelhos bem presentes nos lares. As crianças ficam encantadas diante desses aparelhos, pois são tantas informações, desenhos, notícias que participam da sua convivência, que é como se fosse uma pessoa a mais dentro do ambiente familiar. Segundo uma pesquisa realizada pelo canal Nickelodeon, a TV é a preferência de entretenimento das crianças brasileiras.

São vários os canais, programas que as crianças lidam diariamente e que muitas vezes sabem até melhor que os pais como entendê-los, porém é somente impressão. A criança não tem maturidade suficiente para selecionar a programação mais adequada para sua faixa etária. Assim como os pais orientam seu filho quanto a alguns cuidados a serem tomados com outros eletrodomésticos, devem ensiná-lo a fazer bom uso da TV e do computador, observando o conteúdo da programação e o tempo que a criança fica exposta aos mesmos.

Como as crianças aprendem também pelo modelo, antes de mexer em sua rotina quanto aos meios de comunicação, é bom que os pais reflitam se alguns de seus comportamentos, como por exemplo, o de chegar em casa e correr para ligar o computador ou a TV, não estão influenciando na relação com seus filhos.

Muitas vezes a criança chega a passar cerca de três horas na frente da telinha, nesse tempo ela deixa de realizar outras atividades essenciais ao seu desenvolvimento. Intercalar o período passado na frente da TV, com outras atividades é uma alternativa para aliviar o estresse físico e mental.

Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola

Comportamento - Educador - Brasil Escola

Brasil Escola nas Redes Sociais