Cadastre-se

Exercício Infantil


A criança, desde os primeiros anos de vida, deve ser estimulada a se exercitar.

Exercitar-se é benéfico para todas as pessoas, independente da idade. Para a criança também é assim, por meio de vários exercícios e jogos pedagógicos a criança entra em contato com diversos estímulos sensoriais e motores. Sendo assim, exercita o corpo e a mente.

De acordo com especialistas, o estímulo para se exercitar dever estar presente na vida da criança desde os primeiros meses de vida, quando o movimento deve ser orientado para explorar o ambiente que a cerca. São as atividades físicas que promovem a interação entre cérebro, visão, audição, fala e ação motora.

Os especialistas afirmam que existe a idade correta para cada atividade. Por exemplo, a natação além de ser considerada a atividade mais completa, é a única indicada desde o nascimento. Apontam que apesar do bebê estar apto a fazer natação a partir dos três meses, é necessário a liberação do pediatra para que a prática ocorra de forma saudável. Quanto à escolha da escola de natação, orienta-se procurar saber o número de alunos por turma, se a temperatura da água é ideal, se os profissionais são especializados, se a participação dos pais nas aulas é estimulada, bem como sobre a higiene e o tratamento da água.

Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola

Comportamento - Educador - Brasil Escola

Brasil Escola nas Redes Sociais