Cadastre-se

Estímulos para cada faixa etária

É notório que os pais exercem um papel importante na formação da criança. Quanto ao desenvolvimento das habilidades, eles contribuem com essa quando oferecem estímulos aos pequenos. Apesar de não existir uma regra fixa para você adotar e transformar seu filho na criança mais habilidosa, há formas saudáveis de conhecer e estimular os talentos dele. Esta regra se dá no sentido de respeitar os limites de cada estágio, ou seja, você colabora de maneira gradual, para que cada fase seja aproveitada ao máximo.

Em se tratando do desenvolvimento emocional da criança, a atenção dos pais é o fator mais importante. Segundo especialistas, o contato visual ativa o cérebro, fazendo com que suas células formem novas conexões. Veja outros estímulos que poderão cooperar com o desenvolvimento do seu filho:

• De um a dois anos, é comum a criança querer atrair a atenção para si, portanto, tenha cuidado para não reforçar um comportamento negativo. Auxilie a criança a expressar palavras que vão expor suas emoções, uma vez que ela está começando a lidar com os sentimentos.

• Na faixa etária que compreende dos três aos cinco anos, leve a criança a parques e locais onde possa aumentar sua convivência com outras. Nessa fase, as brincadeiras prediletas são de casinha e escola, pois imitam o mundo real, o que a auxilia lidar com as situações do cotidiano.

• Dos seis aos oito anos, como a criança já compreende que as suas experiências se diferenciam dos outros, estimule-a a relatar sobre o aquilo que lhe acontece.

Por Patrícia Lopes
Graduada em Psicologia
Equipe Brasil Escola

Comportamento - Educaddor - Brasil Escola

Brasil Escola nas Redes Sociais